Newsflash
Protocolo com Associação Tai Chi Center
Sabendo a importância do trabalho da energia nas suas várias aplicações a Associação Tai Chi Center e a Associação Portuguesa de Reiki desenvolveram um parceria nas aulas de Tai Chi & Qi Gong, orientada para Terapeutas Reiki Associados e Terapeutas em Geral (Fisioterapeutas, Osteopatas e Massagistas), que serão orientadas no SPASO ZEN, em primeira fase, podendo vir a ser disponibilizadas noutras zonas do país..
Com a criação desta aula de Tai Chi & Qi Gong específica para terapeutas, pretendemos não só juntar numa turma pessoas com interesses em comum, assim como com necessárias idênticas inerentes da profissão.
Sabemos da exigência das práticas, da dedicação e atenção que cada terapeuta tem de dar aos seus pacientes. Sabemos que enquanto terapeuta, tem de ser o primeiro a estar em perfeito equilíbrio, tanto a nível físico como a nível energético e como tal seleccionamos o Tai Chi & Qi Gong, para o ajudar a cuidar de si, da sua saúde e bem-estar.
O Tai Chi & Qi Gong são modalidades oriundas da China, e fazem parte das actividades designadas por Body & Mind (Corpo e Mente). São conhecidas no ocidente como “arte de meditação em movimento”, os movimentos flexíveis e lentos do Tai Chi & Qi Gong promovem a harmonização das energias Yin e Yang através da coordenação entre consciência e respiração, liberta as tensões corporais e seu efeito terapêutico se faz sentir tanto sobre a sua saúde física como sobre a sua saúde mental. Além disso, por utilizar e desenvolver a energia interior (chi), estas artes milenares são também chamadas de “arte da longa vida”. Os seus movimentos lentos e contínuos ajudam a relaxar, a desenvolver e aumentar a energia interna, tão necessária para o seu dia-a-dia e para aumentar a sua qualidade e anos de vida.
Tai Chi .:Significa "o maior", "o mais alto", "supremo", "absoluto", Chi (ou Ji) significa, original e literalmente, a parte mais alta do telhado - "cumeeira", tem a conotação filosófica de "Elevação", "Sublimação", "Purificação"
Qi Gong.:Refere-se ao trabalho ou exercício de cultivo da energia. Estes exercícios têm a finalidade de estimular e promover uma melhor circulação do chi (energia vital) no nosso corpo. O Qi Gong é utlizado para promover a saúde e longevidade, tratar doenças, expandir a mente e alcançar diferentes níveis de consciência e desenvolver a espiritualidade.
Principais benefícios destas modalidades:
- Fortalecer e corrigir a postura (coluna),
- Contribuir para uma maior irrigação sanguínea (problemas de má circulação),
- Melhorar e estimular o funcionamento os órgãos internos (coração, fígado e aparelho digestivo),
- Combater o stress, nervosismo, estados depressivos e de ansiedade,
- Estimular a memória e aumentar a concentração, aprendendo-se a bloquear os pensamentos negativos do dia-a-dia,
- Aumentar a flexibilidade das articulações e tonificar os músculos,
- Promove a respiração completa, chamada pré-natal (tantien);
- Estabelece uma harmonização com o seu Eu interior, o que conduz para um aumento da auto-estima, confiança, atitude e relacionamento com o próximo.
Tai Chi & Qi Gong no SPAZO ZEN
Aulas personalizadas e orientadas para Terapeutas Reiki, Fisioterapeutas, Osteopatas e Massagistas em geral
Coaching para Mestres e Terapeutas de Reiki
|
Para Mestres e Terapeutas de Reiki
"O nível Vivencial / Praticante oferece aos formandos a possibilidade de reflectir sobre a sua própria postura interior e exterior enquanto agentes de saúde" Esta formação é apoiada pela Associação Portuguesa de Reiki, que recomenda este curso por capacitar Mestres e Terapeutas de Reiki com ferramentas válidas para o seu trabalho terapêutico e de ensino, além de todo o trabalho que é realizado ao nível pessoal.
Para Inscrições e informações contactar:
10% de desconto para Associados
|
Lisboa
Novembro: 13, 27 Porto
Novembro: 20
|
Dia Mundial do Coração
Os terapeutas Reiki apoiam o Dia Mundial do Coração, através da sua prática terapêutica e recomendação de hábitos de vida saudáveis.
Praticar diariamente Reiki auxilia-nos à manutenção do bem-estar e ao aumento da qualidade de vida, serenando a mente e as emoções, relaxando o corpo e aliviando dores. Com a prática dos cinco princípios de Reiki, vamos construindo uma postura mais construtiva na vida.
Os cinco princípios de Reiki
Kyo Dake Wa Okaru-Na
Shinpai Suna
Kansha Shite
Gyo-o Hage Me
Hito Ni Shinsetsu Ni
Só por Hoje,
Sou Calmo,
Confio,
Sou Grato,
Trabalho Arduamente,
Sou Bondoso.
Reiki em Unidade da Dor
Foi publicado na edição de Fevereiro da Newsletter do Hospital Garcia de Orta, um artigo da Unidade da Dor, dirigido pela Exm.ª Drª Beatriz Pereira Gomes, referindo as várias terapêuticas para o tratamento da dor, que vão desde a diatremia ao Reiki. Parabéns aos reikianos que estão a prosseguir com este trabalho meritório, para a garantia do bem-estar dos pacientes e aumento da sua qualidade de vida, através desta terapêutica complementar.
109º Aniversário da Mestre Takata

Hoje comemoramos o 109º aniversário do nascimento da Mestre Hawayo Hiromi Kawamuru, mais conhecida por Hawayo Takata.
Possamos todos meditar por cinco minutinhos, agradecendo pelos ensinamentos de Reiki, pela partilha deste conhecimento terapêutico e de crescimento interior.
Só por Hoje,
Sou Calmo,
Confio,
Sou Grato,
Trabalho Arduamente,
Sou Bondoso.
Abraçar de novo a vida
Abraçar de novo a vida
A falta de energia física, de apetite, angústia e tristeza constantes preocupam os familiares de Rosa Maria Rodrigues. Para ela, nada disso tem explicação concreta. Só uma negatividade que toma conta de seu ser. E, quanto mais se esforça para não pensar em coisas negativas, mais se sente povoada por essas sombras, fechando-se em si mesma como relata, com muito medo de contaminar as pessoas com sua tristeza profunda.
"Na verdade, me sinto um peso, um fardo para minha família", atesta ela, que se separou do marido ainda jovem, sem emprego, com sete filhos para criar, e hoje está longe de encontrar em si a mesma garra que tinha anos atrás para tocar sua família após o divórcio.
Perdas e dores
Dores de coluna, edemas nas pernas e uma série de outros problemas de saúde acompanham o estado depressivo da costureira, que tem sido resistente até para procurar ajuda médica. Por se sentir totalmente dependente, diz não ter mais motivação para nada. "Tudo tenho que pedir. Sinto-me muito mal por não poder mais contribuir com meus filhos", admite.
O tratamento medicamentoso inicial para a depressão, a fim de alterar a bioquímica do cérebro, avisa a psiquiatra Iraci Ribeiro, é essencial para que o paciente tenha um pouco de força para tomar novas condutas diante da vida. Esta, após cada fase e suas consequentes perdas, necessita de um trabalho profundo de resignificação.
A médica cita o caso de Robert Dilts, relatado em seu livro "Crenças - Caminhos para a saúde e o bem estar" (Summus Editorial), que conseguiu reverter o quadro de sua mãe, em depressão na terceira idade por tantas perdas sofridas e, consequente, câncer. Dilts, especialista em engenharia comportamental e consultor em Programação Neurolinguística, ajudou sua mãe a ressignificar situações vividas, buscando sentido para sua existência.
A cada trecho concluído de nossa caminhada, diz Dra. Iraci, é valioso buscarmos novos significados à nossa maneira de pensar e perceber tanto a vida como a nós mesmos. As pessoas envelhecem porque não se renovam, escolhem obstinadamente "ficar paradas no tempo, esta é a verdade", atesta a psiquiatra.
Há formas de se evitar a depressão? Nem sempre. Apenas pode-se tomar medidas profiláticas para, em cada ciclo que se encerra, não deixar a "peteca cair". O dinamismo, a preparação para a conclusão de cada etapa é fundamental.
Foi o que fez a psicoterapeuta Irene Lage, hoje com todos os recursos profissionais e pessoais para ajudar outras pessoas a superarem seus desafios existenciais e saírem do comportamento automatizado. "Precisamos estar unificados para perceber os pensamentos, emoções e sensações que estamos usando para gerar comportamentos".
Dra. Iraci Ribeiro, justifica, que o encadeamento do pensamento até a expressão das emoções em ação, nas pessoas deprimidas, costuma ser voltado para os dramas e tragédias, para a crítica, a insatisfação e a frustração. "Essas pessoas, ao menos momentaneamente, têm dificuldade em conseguir ver os aspectos positivos naquilo que fazem no dia a dia".
A ilusão de se aposentar
A médica e a psicoterapeuta confirmam que veem pessoas que passam uma, duas, até três décadas de suas vidas em um trabalho que não apreciam e não fazem absolutamente nada para mudar. Há muitos jovens que são rabugentos e que, mal sabem, já estão cultivando a semente de um futuro mal estar psicofísico.
Muitas pessoas afirmam que não suportam o próprio trabalho. Nutrem de forma equivocada a ilusão de que com a aposentadoria irão ter uma vida agradável. E, como não se preparam para isso - traçando novos objetivos e metas existenciais - quando param de trabalhar acabam se deprimindo e adoecendo mesmo.
Dependendo dos conceitos que tiverem dentro de si, sua vida será expressão disso. Se desvalorizam o envelhecer, não tiverem autoestima, tudo se complica, uma vez que os padrões de beleza, bem estar e consumo da sociedade contemporânea são muito elevados.
Precisamos estar unificados para perceber os pensamentos, emoções e sensações"
Se desvalorizam o envelhecer e não tiverem autoestima, tudo ficará mais complicado"
Irene Lage
Psicoterapeuta
OPINIÃO DO ESPECIALISTA
* Maria Irene de Albuquerque Lage
A psicoterapia breve focal é uma forma de atuação específica na prática da psicoterapia, cujo objetivo é atender o cliente dentro de uma linha breve e focal. É amplamente difundida e conta com várias linhas de abordagem, dentre elas, a Gestalt.
Por ser focalizada atende de forma breve e eficaz. O terapeuta, nesta abordagem, assume uma postura ativa e participativa em relação ao cliente. Seu direcionamento dinâmico exige planejamento para se conseguir um tempo curto de atendimento.
Atualmente, há necessidade de intervenções objetivas e pontuais, onde a questão tempo deve ser entendida como algo real, em situações críticas que ocorrem com as pessoas, ou até mesmo as que não se situam em quadros patológicos, como mudança profissional ou do tipo de vida, inclusive quanto ao idoso, por evitar uma mobilização afetiva mais intensa.
A metodologia da terapia breve focal é tão profunda quanto às das terapias convencionais, o que exige do profissional um maior preparo, experiência e critério em sua utilização.
* Psicoterapeuta, especialista em Programação Neurolinguística e Gestal
Amor é o maior dos antídotos para depressão
A depressão, é importante que se diga, não é um problema exclusivo de quem está no entardecer da vida. O psicólogo paulista Ricardo Monezi Julião de Oliveira atravessou um período difícil na adolescência e relatou, durante uma conferência em Fortaleza no domingo passado, no II Encontro de Reiki para a Paz, na Universidade Estadual do Ceará, que sua crise só não perdurou mais por conta de uma tia, que lhe indicou um tratamento da Medicina Integrativa, com imposição de mãos.
Mesmo sem acreditar, recebeu a terapia e recarregou-se de amor e da energia Reiki, largando gradativamente os pijamas e a letargia, comum em quem perde a vontade de viver.
Em seu mestrado, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Monezi avaliou a imposição de mãos sobre camundongos machos. Constatou a ativação dos sistemas hematológico e imunológico dos ratos e desaparecimento de seus tumores. Prestes a concluir sua tese de doutorado pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ele vibra com os resultados da pesquisa sobre os efeitos da mesma terapia (Reiki) no comportamento, atividade hormonal e imunológica de pacientes idosos. O amor, por sua própria experiência, é o maior antídoto para estados de estresse e depressão, diz.
Mais artigos...
Página 1 de 2
«InícioAnterior12SeguinteFinal»




